Berlengas

Berlengas
Arquipélago das Berlengas

Para os mais aventureiros, viajar de barco até às Berlengas é um programa inevitável. Este pequeno arquipélago é uma Reserva Natural de paisagem agreste e grande beleza.

Situa-se, aproximadamente, a 10 km do Cabo Carvoeiro. A principal ilha, que dá nome ao arquipélago, é um rochedo de granito rosa, que se eleva até aos 88 metros, e que tem um comprimento máximo de 1500 m e uma área aproximada de 78 hectares. Trata-se de uma ilha planáltica, com excepção de algumas pequeníssimas praias, bordejada por abruptas falésias marítimas. Para além desta, o arquipélago é constituído por pequenos grupos de rochedos e de ilhas de menores dimensões, como as Estrelas e os Farilhões.

A Reserva Natural de Berlenga inclui ainda uma área subaquática de 1000 hectares, que é delimitada pela batimetria dos 30 metros em redor das ilhas, com águas extremamente ricas do ponto de vista biológico. O Arquipélago é também um dos locais mais importantes de nidificação de aves da Península Ibérica. A Airo, símbolo da Reserva Natural da Berlenga, é uma das espécies mais ameaçadas da nossa fauna. A ilha da Berlenga, está dividida em Reserva Integral, Reserva Parcial e Área de Recreio. Existe ainda um Trilho de Natureza que é essencial percorrer para conhecer a ilha.

"Desde há muito eleitas como principal ponto de mergulho com escafandro da costa portuguesa, as águas da Berlenga escondem tudo o que o imaginário humano pode criar."
Reiner, F. e Santos, R., 2002


Visite a Costa de Prata e conheça a Zona Oeste:

error: Content is protected !!